sábado, 17 de março de 2007

TV do Executivo, fascismo disfarçado!

Caros leitores, reproduzo abaixo o comentário de Arnaldo Jabor, para a Rádio CBN, da última quinta-feira, dia 15 de Março de 2007:
"Amigos ouvintes, não adianta.
A democracia no Brasil sempre foi um mal-entendido, como escreveu o grande historiador Sérgio Buarque de Holanda.
Num país com tradição colonial, oligárquica e mandonista, fala-se muito em democracia para não exercê-la.
Tivemos vinte e um anos de ditadura militar. Quando ela acabou, realmente houve um espasmo de abertura democrática, quase que mecânica, como a sensação de se tirar um sapato muito apertado ou, como uma borracha recupera o seu formato inicial.
Mas aos poucos, a idéia de que a vida social seja regida pela maioria da população vai sendo corroída secretamente.
O governo de Fernando Henrique Cardoso tentou institucionalizar a República Democrática nessa terra de exclusão e de mandonismo. Conseguiu em parte.
Mas com a chegada do PT ao governo, está sendo comida a idéia de democracia, que eles fingem respeitar.
Os escândalos todos de 2005 deixaram claro o que eles pensam da democracia, e como por baixo do pano, só pensam em controle, em dirigismo. Nem que seja pagando os ladrões do legislativo. Aliás, todos aí, soltos e livres, numa boa.
Os bolchevistas querem controlar a sociedade por ideologia. E no caso do Lula, por narcisismo, deslumbramento e onipotência, porque ele se acha a resposta popular do país.
Assim que tomaram o poder, tentaram mandar na imprensa livre, nas tvs, tudo; como foi com a idéia do Conselho Nacional de Jornalismo.
Depois, a lei da mordaça, que chegou a tramitar no congresso, para impedir a divulgação de dados sobre inquéritos policiais. A ANCINAV, que castraria as televisões privadas, etc e outras coisas.
Agora, ressurgiu o stalinismo oculto, querem criar a tv do poder executivo. Uma rede de tv, que custaria mais de 300 milhões de reais para ser instalada. O que daria, naturalmente, belíssimas, grandes gorjetas, jabás e trambiques para os seus idealizadores e, além disso, a possibilidade de o governo central controlar a opinião pública 24 horas por dia, ou seja, uma tv de propaganda, como em Cuba, ou na Coréia do Norte.
O Lula, naturalmente já achou ótima a idéia e deu luz verde.
A finalidade não é só moldar as mentes das pessoas, é também uma chance de mudar a História.
Já que esse governo não consegue governar nada. Já que o poder público em geral está cada vez mais desorientado e incompetente. e que nada é resolvido: nem a violência, nem as reformas do estado, nem obras que não saem do papel, a idéia é muito simples: mudem-se os fatos, pela propaganda, e pronto.
Roube-se bastante grana do projeto e depois convença-se a população de pobres e ignorantes a crer "em tudo que seu mestre falar", assim como nas igrejas evangélicas, ou nos aparelhos de informação das ditaduras getulista e militar.
A democracia no país sempre foi um estorvo, uma mentira, e essa gente quer acabar com ela.
Tv do executivo é fascismo disfarçado."

Um comentário:

Anônimo disse...

Arnaldo Jabor é sempre muito feliz em seus comentários. Mas a televisão em si já é um objeto de dominação independente de quem está no poder.