segunda-feira, 26 de março de 2007

Pesquisa

Pesquisa Datafolha:


A queda no índice de ótimo/ bom no desempenho do presidente Lula (de 52% para 48%) foi maior entre as faixas da população que mais o apóiam e que garantiram a sua reeleição em 2006: os menos escolarizados, os mais pobres e os habitantes das regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

(...)No Nordeste, a taxa de ótimo/bom de Lula caiu nove pontos percentuais, de 68% para 59%. No Norte/Centro-Oeste, a queda foi de seis pontos, de 55% para 49%.


No Sul, que sempre avaliou com mais rigor o presidente, houve nova queda -de cinco pontos, para 36%. O Sudeste ficou estável.


O mesmo ocorreu entre os entrevistados mais pobres, com renda familiar mensal até cinco salários mínimos (R$ 1.750). Entre eles, a avaliação positiva de Lula caiu cinco pontos, para 50% .


Fico vendo esses números e me pergunto o que pode ter acontecido para que os beneficiários do bolsa-esmola estejam se decepcionando com o salvador da pátria. Lula passou o último ano do primeiro mandato estimulando a luta de classes, jogando pobres contra ricos e remediados, nordestinos contra sulistas. Estimulados pelo carisma de Lula, pelo mito do pobre operário que lutou contra os exploradores e conseguiu chegar lá, muitos de seus eleitores votaram com o fígado, sentindo grande prazer em fazer com que seus empregadores engolissem seu candidato. Foi quase como que um tapa na cara das classes média e alta.


Como poderiam aquelas pessoas se atreverem a substituir o santo Lula, o homem que dá o peixe ao povo sofrido e não cobra deles uma contrapartida? Era chegada a hora de dar o troco. O troco veio, bem pesado. O mais triste é que em um futuro bastante próximo, os mais carentes, aqueles que reelegeram Lula, são os que mais sentirão na pele as consequências de seu ato impensado.


Talvez isso já esteja se fazendo sentir, e isso talvez explique os números que vimos nessa pesquisa. Já se sabe o resultado das urnas há cinco meses; os resultados práticos, governo que é bom, ainda não se viu. Mas se vê o alto índice de desemprego, a violência em níveis alarmantes, o caos em todos os setores, da Saúde até o setor aéreo. Uma coisa é certa: o governo Lula conseguiu equiparar praticamente todas as classes. Hoje todos os brasileiros, com exceção dos muito ricos, estão sofrendo as consequências da inépcia, incompetência, corrupção, que são a marca do grupo que hoje detém o poder.


O desencanto já começa a aparecer, mas agora é tarde. Temos que engolir isso por mais quatro anos. Deus queira que não sejam oito.

Paulo Devechi

Um comentário:

Anônimo disse...

Lá vem o Lulla descendo a ladeira!