sábado, 31 de março de 2007

O Caos Made in PT


No site da Gol há a seguinte informação:

"Atenção passageiros! Devido ao fechamento de todos os aeroportos do Brasil nesta sexta-feira (30/03/07), a Gol Linhas Aéreas pede que seus passageiros não compareçam aos aeroportos. Todas as remarcações serão feitas pela Central de Relacionamento com o Cliente sem cobrança de taxas e diferenças tarifárias. Não há previsão de retorno das operações. A Gol agradece sua compreensão."

Pelo G1

Cerca de 30 passageiros com passagem marcada para Belo Horizonte, em um vôo da TAM, invadiram uma aeronave que estava na pista do aeroporto de Brasília e só deixaram o local após negociação com a Polícia Federal. Os passageiros chegaram nesta sexta-feira (30) à noite na capital federal provenientes de São Luis (MA) e fizeram escala em Brasília.

O passageiro Paulo Henrique Amêndola Couto confirmou o episódio. Segundo ele, os passageiros se revoltarem após perceberem que o vôo sofreria atraso na manhã deste sábado (31), entraram no avião e só saíram após intermediação de acordo entre a empresa e a Polícia Federal.

Por conta do incidente com o avião da TAM, o Exército foi chamado para impedir que as pistas do aeroporto internacional de Brasília sofram novas invasões.


Pelo estadão

A situação continua caótica nos aeroportos de São Paulo, com longas filas de espera e vários vôos atrasados. O último boletim divulgado pela Infraero, às 8 horas deste sábado, 31, dava conta que, de 47 vôos programados, 11 estavam atrasados. No site oficial da Infraero, há registro neste momento de que às 9h37, dos 15 vôos com decolagem prevista no aeroporto de Congonhas - o mais movimentado do Brasil -, quatro tinham mais de uma hora de atraso.

Há contradições entre as informações divulgadas no painel do aeroporto, que indica vôos em atraso ou a confirmar, e os balcões das companhias aéreas, onde o passageiro recebe a informação de que não há vôo confirmado.

No balcão de check-in da Gol, as filas continuavam longas, com extensão de até 200 metros. A companhia continua solicitando que os passageiros verifiquem no site da empresa (www.voegol.com.br) se seus vôos estão confirmados antes de comparecerem aos aeroportos. As filas também são longas no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília e no Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Em Curitiba, o aeroporto Afonso Pena está fechado para pousos e decolagens por causa de um forte nevoeiro. A Gol ofereceu a passageiros que embarcariam para Porto Alegre passagens de ônibus.

Pelo Blog do Josias

Munido de autorização presidencial, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) anulou todas as punições disciplinares que o comando da Aeronáutica impusera a controladores de vôo fardados nos últimos seis meses. Não tinha alternativa. Ou cedia ou não haveria nem pousos nem decolagens nos aeroportos brasileiros na manhã deste sábado (31).

Com a paciência esgotada por seis meses de um infrutífero lero-lero, o naco militar da mão-de-obra que bate o ponto nos centros de controle de tráfego aéreo levou a faca à garganta do governo. Embora fardados, exigiram negociadores civis. E impuseram uma condição. O civil não poderia atender pelo nome de Waldir Pires.

Além de aviões, a intervenção do civil Paulo Bernardo, o mesmo que prometera regular as greves em serviços essenciais, fez alçar vôo uma série de interrogações. Duas são mais incômodas: Qual é a serventia de Waldir Pires? O que restou da hierarquia militar?

Pelo Terra

"A paciência dos passageiros e a agilidade das companhias aéreas serão necessárias para refazer o que foi destruído pelo movimento", comentou o presidente da Infraero.

O brigadeiro defendeu, também, a possível instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o "apagão" aéreo. "Qualquer investigação é boa, desde que haja o que investigar", disse.

Segundo Pereira, os problemas enfrentados pelo setor não são os controladores, mas o sistema de controle de vôos, e investigações podem chegar a "boas conclusões".


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