sexta-feira, 9 de março de 2007

Aqui Jaz o Mercosul

Pelo Estadão

O governo do Uruguai alertou que vai avaliar a possibilidade de reduzir o status de sua associação ao Mercosul caso o bloco o impeça de firmar um acordo comercial com os Estados Unidos, informa nesta sexta-feira, 9, o jornal britânico Financial Times. Se não puder fechar acordos bilaterais como membro integral do Mercosul, o governo uruguaio não descarta reduzir sua associação ao bloco para "parcial", como é o status do Chile.

"O Uruguai precisa encontrar uma maneira de fechar um acordo bilateral com os Estados Unidos", disse o ministro de Comércio uruguaio, Danilo Astori, ao jornal financeiro. "Nosso pequeno país está encurralado, um prisioneiro dos desejos coletivos do grupo, e isso está nos causando sérios danos."

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, desembarca nesta sexta à noite em Montevidéu, após iniciar sua visita a América Latina pelo Brasil.


É difícil avaliar qual o pior setor deste governo, mas certamente a política externa está entre eles. Depois de sermos humilhados pelo índio boliviano - inclusive militarmente; depois de engulirmos sucessivas limitações as nossas exportações impostas pela Argentina; depois de oferecermos o Mercosul para ser usado pelo Chavez como plataforma de divulgação das suas idéias canhestras; depois de termos nossa indústria devastada pelos falsificados chineses. Agora, é a vez do presidente do Uruguai dar o grande chute no trazeiro do Lula e do Celso Amorim. E lembrem que Lula esteve lá há poucos dias, mas entre o mercado americano e a ideologia sul-sul de Lula, o Uruguai já sabe para onde vai.

Nenhum comentário: