terça-feira, 10 de abril de 2007

Voltei

Após algum tempo afastado deste blog, li uma reportagem que me entusiasmou bastante. Foi necessário que eu lesse algumas piadas do nosso presidente para que me viesse, repentinamente, aquele bom sentimento de indignação.

Segue abaixo notícia da folha online em azul e comentários em preto. Tenham um pouco de paciência com o texto.


ANDREZA MATAIS da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os seus antecessores nesta terça-feira, durante a 10ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, quebrando promessa de campanha de que se fosse reeleito só iria se comparar a ele mesmo. Em referência direta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula disse que se o tucano tivesse feito metade do que ele fez o país seria outro.

"Há muitos anos não tinha um presidente que fez metade do que estamos fazendo. Quisera Deus que o presidente antes de mim tivesse feito metade do que eu fiz, teríamos nos desenvolvido muito mais", afirmou para uma platéia de cerca de 3.000 prefeitos. O comentário ocorre depois de o presidente ter anunciado disposição em conversar com a oposição.

Ahahahah!!! Só pode ser piada isso que Lula disse. Sabemos que ele adora tratar o Estado como time de futebol com as suas metáforas, mas “piadista” eu ainda não tinha observado. Claro que este governo é uma piada desde o início, contudo o presidente ainda não tinha demonstrado seus dotes humorísticos.

Vejamos caros leitores deste pequeno blog: O que Lula fez de efetivo neste seu governo? Aumentou o bolsa-família, ou seja, algo que foi criado por FHC. Se o bolsa-família saiu do zero para uma bolsa, o aumento seria de infinito porcentos. Ele, Lula, saiu de uma bolsa para qualquer coisa. É menos do que infinito porcentos. Pronto! Bananeiro-mor fez menos que FHC. Sim, ainda temos: o apagão aéreo, o mensalão, os correios, os bingos com o caso Waldomiro, a quebra de sigilo do caseiro pelo ex-ministro da fazenda, o “dossiegate”, as cartilhas de Gushiken, o emPACado, muitas medidas provisórias para fazer nada ou pouca coisa, operação tapa-buraco ou se preferirem, engana-povão, ou ainda, pega-eleitor ou mesmo “aumenta rombo nas contas públicas”, já que foram feitas sem licitação. Enfim, tivemos muitas coisas desse tipo. Ou seja, se FHC tivesse feito a metade do que Lula fez por este país, ...! Muito divertida essa piada de Lula.

Quanto à sua “disposição” para conversar com a oposição é muito boa. Ele termina de anunciar que está disposto para conversar e dar uma tapa na cara desses bobos sem corte. Esse jogo de “morde, assopra” deste governo me recorda a Ditadura Militar. Para quem conhece um pouco de história entendeu bem o que disse. Para quem não entendeu assistam Zuzu Angel.


Em resposta às cobranças dos prefeitos por mais recursos, o presidente voltou às comparações. Lula disse que nem sempre é possível cumprir todas as promessas do início do mandato, mas que seu governo "foi o que mais avançou em toda a história da República'.

A velha cantilena de sempre: “Nunca se viu antes neste país”. Agora ele quer dar nova forma a coisa velha, como ele demonstra gostar de fazer. Avançamos muito realmente: o mensalão foi um avanço. O dossiegate, outro. O apagão aéreo, então, um absurdo de avanço. O Fome Zero uma revolução tão grande que se fala nem em fome. Agora é pobre. Ele pegou a palavra pobre na boca e não larga mais. Fica repetindo, repetindo até todo mundo falar: Lula só pensa nos pobres. Técnica de propaganda baixa.

"Vocês vão terminar o mandato e certamente as coisas que disseram no primeiro ano [que iriam fazer] ainda não aconteceram", afirmou.

Todos os prefeitos que estavam ali são mentirosos, segundo Lula. Foi Lula que disse. Não me causa espantos. Depois de ter institucionalizado a corrupção neste país, o que poderia se esperar deste governo?

Como exemplo, o presidente citou o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), segundo ele, uma medida libertadora. "Estamos dando o direito a que vocês tenham liberdade. Prefeito e pobre só eram procurados neste país em época de eleição." Lula classificou o PAC como "o mais perfeito projeto de desenvolvimento já feito nesta República, porque tem começo meio e fim".

Hehehehehehe. Essa piada foi muito boa. Lula revelou-se nesse encontro. Se ele tivesse falando para negros, teria dito: Negro e...pobre neste país..., mas como tava falando para prefeitos disse: Prefeito e ... pobre neste país..., é uma boa piada presidencial. Lembrou-me certo dia do ano que o presidente dos EUA juntamente com sua equipe contam piadas e mais piadas acerca de seu próprio governo.

Em mais um recado para a oposição, o presidente disse que, como sindicalista, está acostumado a queixas e que por mais que faça sempre será cobrado a dar mais. Lula criticou os políticos que continuam agindo como se estivessem em campanha depois de eleitos.

Lula sem poder ser eleito em 2010 ainda faz campanha. Imaginem quem possa se eleger ainda em 2008 o que pode fazer. Lula tentou ensaiar outra piada. Essa foi fraquinha.

"Quando termina a eleição, um político sério, competente, ele deixa de lado o debate eleitoral para assumir uma responsabilidade maior. A partir do momento em que se abrem as urnas, não tem PFL, PSDB, PT, temos o compromisso de tratar com a melhor qualidade possível aqueles que acreditaram em nós", afirmou.

Qualidade deste governo? Será que Lula imputou a este governo tal atributo?

E retomou o discurso da campanha de que irá governar para os pobres. "Na campanha diziam que a gente estava aumentando o programa porque tinha interesse eleitoral. Agora, vamos aumentar o Bolsa Família porque não tem eleição. Que pelo menos uma vez na vida este país não veja investimento em pobre como gasto", disse. "Durante quantos anos os pobres foram esquecidos neste país? Eram utilizados de quatro em quatro anos, depois ninguém voltava mais lá para ver os pobres", disse.

Como o presidente gosta de pobre. Eu me sensibilizo com tamanho sentimento. “Investimento em pobre como gasto”? Quem disse isso? De onde ele tirou isso? É um X-men, do tipo de Xavier. Lula é um verdadeiro herói. Nunca neste país foram pregados, ou melhor, impregnados tantos preconceitos presidenciais. O apartheid à brasileira já começou.

Saia justa

Antes do discurso, o presidente ouviu críticas do presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, que cobrou do governo a repartição de recursos federais com os municípios e uma melhor execução do Orçamento da União.

"O Orçamento da União não se comunica com os dos Estados e municípios. Às vezes é instrumento de barganha e de compra de governabilidade", afirmou, recebendo aplausos dos prefeitos presentes.

Lula foi para o evento acompanhado de 20 ministros, inclusive Waldir Pires (Defesa). Encerrou o discurso prometendo aumentar em 1 ponto percentual os recursos repassados aos municípios por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), a reduzir de 20% para 0,1% a contrapartida que os municípios têm que oferecer para ter acesso a recursos do PAC para saneamento e habitação, a oferecer um banco de projetos para que os municípios possam pleitear os recursos do PAC e a abrir uma linha de financiamento para a construção de ônibus standard mais baratos para o transporte de crianças para as escolas. Ele foi aplaudido de pé.

Agrada todo mundo!, Lula. Pelo menos tente. Cedeu com a Bolívia, com os controladores, com o PMDB...
FHC devia aproveitar e negociar qualquer coisa com Lula, sei lá o quê, sei que cederá com certeza. No fundo, entendo que Lula nutre certo amor platônico por FHC!

Nenhum comentário: