terça-feira, 17 de abril de 2007

Ilha da Fantasia


"Senhoras e Senhores, bem-vindos à Ilha da Fantasia.

Eu sou o Sr. Roarke, o seu anfitrião, e este é Tatoo, o meu assistente."

Assim começava um famoso seriado exibido pela Rede Globo nos anos 80, época em que enlatados preenchiam a programação do final de semana e que eu era obrigado a assistir.

Creio que era contemporâneo do Magnum e do McGyver (Profissão Perigo), entre outros.

Sinto-me como se tivesse entrado no "Tunel do Tempo" e voltado para uma daquelas tardes de sábado em que ficava estendido no tapete, vendo as verdadeiras "viagens" dos convidados do Sr. Roarke.

Com um governo cheio de programas e ações virtuais, que adora delirar e viver verdadeiros "Sonhos de uma noite de verão", não é difícil sentir-se assim. Poderíamos, inclusive, classificar o sonho (ou pesadelo) como queiram, em algumas etapas:

1. Fome Zero - a marca registrada de fantasia, criação do gênio Duda mendonça, foi inventada e divulgada antes mesmo de o governo de Luís XIII começar. Nunca passou de um devaneio. Na prática, os famintos continuam tão famintos quanto antes, a despeito dos Bolsas-tudo (não esqueçam que tratou-se apenas de unificar e renomear programas sociais já existentes no governo anterior). E pensar que Sua Majestade andou propondo um Fome Zero Mundial (será que o coordenador seria do PT?);

2. PAC - Plano de quê mesmo??? Tão bem executado que cerca de 60% das pessoas nunca ouviram falar nele;

3. Estabilidade da economia - Conquistada a duras penas por... Fernando Henrique Cardoso, ou alguém duvida disso??? Apesar da famosa herança maldita, do "nuncaantesnahistóriadessepaís" e etc. Não há como negar, Lula, a economia estava em condições de estabilidade quando você assumiu. Só em sonhos V. Sa. e equipe são responsáveis por essa conquista.

4. Integração Energética da América Latina - Essa até que já começou de verdade. Ou você, dileto leitor, esqueceu que o Brasil deu, de mão beijada, todo o investimento feito pela Petrobras na Bolívia... Você acredita que, a não ser nos devaneios do presidente apedeuta, o Hugo Chavez vá dar algo para o seu grande parceiro Brasileiro????

5. Valorização dos países de Terceiro Mundo na balança comercial - Não me diga que esqueceu do périplo do sapo barbudo pela África, vestindo trajes típicos e bailando ao som de músicas tradicionais daquelas bandas??? O comércio com a África cresceu tanto que eu gostaria de exportar o Lula e sua corja de vez pra lá! Será que o Banco do Brasil tem alguma forma de incentivo pra isso? Decididamente esse é um governo sui generis: prefere tentar vender a quem não tem dinheiro pra comprar.

Como deu para perceber, acabamos de descobrir a nova atração da TV do executivo (aquela que não vai ser chapa branca...)

Nenhum comentário: