segunda-feira, 30 de abril de 2007

O Pior do Brasil é o Brasileiro

Lula é a síntese do nosso povo, um símbolo. Se fosse preciso escolher dentre mais de 190 milhões de habitantes aquele que possui de forma mais perfeita todas as nossas características, Lula seria essa pessoa. Não falo só da sua ignorância, do seu pouco gosto pelo estudo e pelo trabalho. Não falo nem do seu pendor para a bebida e o futebol. Apesar de todas essas serem características do nosso povo, o conceito onde Lula nos representa melhor é na malandragem tupiniquim, o famoso jeitinho brasileiro.

Do alto de 37 ministérios, 114 estatais e um orçamento de mais de 800 bilhões de reais, Lula vai expondo as vísceras mais podres da república. Retalhados entre o exército de mercenários, os mais altos cargos da nossa sociedade são ocupados por ineptos, indignos dos postos a que são alçados. Lula colocou dirigente partidário como chefe da polícia federal, uma ministra racista no comando do ministério da desigualdade, um abortista na saúde, uma terrorista na casa civil, um jornalista duvidoso na comunicação social, um incitador de revoltas no ministério da defesa.

A pior face desse governo é a explicitação de que nós somos um povo à venda. Nada pode ser mais doloroso para quem ainda tem um pouco de dignidade, ver uma pessoa como o secretário de ações de longo prazo ter que engolir cada palavra que vociferou contra o presidente há pouco mais de um ano. Penso no prazer que o déspota deve sentir ao ver beijando sua mão quem outrora lhe atirava pedras. A satisfação sádica de comprovar a falta de caráter e o apego ao poder que suplanta a dignidade.

Por outro lado, posso supor o que sente gente da laia de um Jáder Barbalho, José Sarney ou Orestes Quércia. Todos esses, são hoje, defendidos pelo chefe da nação, em público. Eles são "vítimas", segundo nosso presidente. E o que somos nós, senhor presidente?

Segundo Arnaldo Jabor, somos "otários" e os parlamentares que gastaram 4 milhões de litros de combustível em 3 meses, são "canalhas". Mas o pior é que agora estamos perdendo o pouco que temos de democracia. A imprensa é o alvo do segundo mandato de Lula. Maindardi foi julgado antes de se defender. Jabor, processado por dizer a mais pura verdade.

Estamos aguardando o nosso processo. Em minha defesa, vou argumentar que não merecemos a democracia. "São milhões de Lula povoando esse país".


Nenhum comentário: