terça-feira, 31 de julho de 2007

Entrevista Com o Vampiro

Uma amiga me manda um texto onde uma professora de jornalismo entrevista Marilena Chauí. Fazia tempo que não via um raciocínio tão perturbado. O texto é longo, por isso vocês terão que demonstrar um pouco de paciência, mas o passeio pelo obscuro pensamento petralha vale a pena. Em azul as perguntas da professora; em vermelho a resposta da sábia petista; em preto, nós. Respirem fundo e prendam a respiração.

1) Que papel desempenhou a mídia brasileira – especialmente a televisão – na “crise aérea” ?

Meu relato já lhe dá uma idéia do que penso. O que mais impressiona é a velocidade com que a mídia determinou as causas do acidente, apontou responsáveis e definiu soluções urgentes e drásticas!

A perturbada não sabe nem responder uma pergunta. Vejam que a professora de jornalismo pergunta sobre a "crise aérea" e Marilena responde sobre a tragédia com o avião da TAM. Mas isso ainda não é tudo. Marilena demonstra toda sua inveja da competência da mídia em buscar as causas do acidente e propor soluções para a crise. Ela devia era ter vergonha de apoiar um governo tão incompetente. Somente após 356 mortos e quase um ano depois, rolou a cabeça do ministro da defesa. Por fim, a "filósofa" ainda achou ruim por que se propuseram soluções "urgentes" e "drásticas". Acho que Marilena gosta mesmo do PT: as decisões são lentas e inúteis.


No plano político, a invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula, vista como ofensa pessoal à competência técnica e política da auto-denominada elite brasileira. É bom a gente não esquecer de uma afirmação paradigmática da mídia e desses setores oposicionistas no dia seguinte às eleições: “o povo votou contra a opinião pública”. Eu acho essa afirmação o mais perfeito auto-retrato da mídia brasileira!

Você não leu errado, a petista acha que 356 mortos, milhares de horas em aeroportos, compromissos perdidos, negócios não realizados, overbookings, falta de informação, buracos negros, super faturamento de obras, gastos inúteis, é tudo INVENÇÃO DA MÍDIA. Nada disso existe. Trata-se de um surto esquizofrênico. Quando Lula assumiu, o setor aéreo brasileiro tinha pontualidade em torno de 98% - não fazia feio em nenhum lugar do mundo. Atualmente, estamos piores que a África. No que tange à incompetência petista, acho que Lula concorda com a gente. Afinal, chamou para o banco central um psdbista e para consertar o caos aéreo, empossou um ex-ministro de FHC. Fazer o quê, né Marilena?

Do ponto de vista da operação midiática propriamente dita, é interessante observar que a mídia: a) não dá às greves dos funcionários do INSS a mesma relevância que recebem as ações dos controladores aéreos, embora os efeitos sobre as vidas humanas sejam muito mais graves no primeiro caso do que no segundo. Mas pobre trabalhador nasceu para sofrer e morrer, não é? Já a classe média e a elite... bem, é diferente, não? A dedicação quase religiosa da mídia com os atrasos de aviões chega a ser comovente...

E não deveria mesmo dar. Os prejudicados do INSS não chegam em números de milhões como os que mofam nos aeroportos. Para completar, alguém avisa a essa mulher que 70% das pessoas que viajam, o fazem a trabalho. São, portanto, trabalhadores que nasceram para sofrer e morrer na mão do PT. Por fim, quem é que manda no INSS? Se ele não presta, que o apedeuta que dê um jeito nele também. Mas o sapo barbudo acha que governar é contar piada e história de pobreza.

...
e) vem deixando em silêncio a péssima atuação da TAM, que conta em seu passivo com mais de 10 acidentes, desde 1996, três deles ocorridos em Congonhas e um deles em Paris – e não dá para dizer que as condições áreas da França são inadequadas! A supervisão dos aparelhos é feita em menos de 15 minutos; defeitos são considerados sem gravidade e a decolagem autorizada, resultando em retornos quase imediatos ao ponto de partida; os pilotos voam mais tempo do que o recomendado; a rotatividade da mão de obra é intensa; a carga excede o peso permitido (consta que o AIRBUS acidentado estava com excesso de combustível por haver enchido os tanques acima do recomendado porque o combustível é mais barato em Porto Alegre!); etc.

Ora, ora, ora, Dra. Chauí, mas quem manda no órgão que autoriza tal empresa aérea voar nos céus do Brasil? Como sabendo de tantas irresponsabilidades, a infraero, a ANAC e a aeronáutica - 3 órgaõs federais - deixam essa empresa assassina voando por aí? Você não disse linhas atrás que não existia caos aéreo? Não era tudo invenção da mídia? Esse é o problema dos petralhas. Não conseguem falar coerentemente mais do que dois minutos.

2) Como a sra. avalia a reação do Governo Lula à atuação da mídia nesse episódio ?

Fraca e decepcionante, como no caso do mensalão. Demorou para se manifestar. Quando o fez, se colocou na defensiva.

O que teria sido politicamente eficaz e adequado? Já na primeira hora, entrar em rede nacional de rádio e televisão e expor à população o ocorrido, as providências tomadas e a necessidade de aguardar informações seguras.

Todos os dias, no chamado “horário nobre”, entrar em rede nacional de rádio e televisão, expondo as ações do dia não só no tocante ao acidente, mas também com relação às questões aéreas nacionais, além de apresentar novos fatos e novas informações, desmentindo informações incorretas e alertando a população sobre isso.

Esse é o verdadeiro perigo petista. Percebam que a professora de jornalismo já apresenta um pensamento doente. Reparem a pergunta: "
Como a sra. avalia a reação do Governo Lula à atuação da mídia nesse episódio ?". Ou seja, ela acredita que governos devem reagir à midia. Petistas não conseguem conviver com a imprensa livre. É absolutamente inconcebível para eles. Acham que governar é impor pensamentos aos outros. A professora tá pouco se lixando para o fato de que nos dias que se seguiram a tragédia, Lula fosse tirar um terçol da pálpebra e ficasse escondido no palácio. Ela acredita que governo tem que reagir à midia. Nunca vi nada mais atrasado. Deixem a mídia em paz e resolvam o caos que vocês criaram. Esses doentes nunca vão entender que em países civilizados governos governam e mídias divulgam, simples assim. Para esses bravos o governo tem que meter o bedelho até na mídia.

Marilena vai mais longe. A perturbada acha que se resolve crise com LULA NA TELEVISÃO TODOS OS DIAS NO HORÁRIO NOBRE. Governar que é bom, nada.


Um comentário:

Anônimo disse...

Manda essa múmia paralítica


tomar na ... música da cris nicoletti


ô gentalha asquerosa

Vem cá

quando será mumificada de vez?