domingo, 11 de fevereiro de 2007

Futuro muito próximo

Como pessoa de bom senso que é, Arnaldo Jabor fez um comentário digno de parabéns. Hoje, tiro o chapéu para ele. O título de seu comentário é "O sucessor de Lula vai pagar o pato de sua irresponsabilidade demagógica". Transcrevo a seguir todo o comentário dele na rádio CBN:

Amigos ouvintes, hoje quem vos fala num sou eu. Eu vou citar um texto importante da colunista política Dora Crumler. Ela acertou na mosca do que poderá acontecer com o segundo governo do Lula. Ela mostra que o Lula sem o freio de mão que o Palocci segurava, graças a Deus, (sic) vai botar pra quebrar na gastança do dinheiro público. Sem fazer cortes nos gastos, sem reformar previdênica, sem fazer reforma nenhuma. Ele que decretou que a previdência não tem déficit. Ciquenta bilhões não são nada. Muito bem! Lula vai gastar bilhões em gestos populistas para manter e aumentar o seu prestígio. Ele é esperto. E sabe que a conta virá depois para o seu sucessor pagar. O seu sucessor vai pagar o pato de sua irresponsabilidade demagógica. Lula se apropriou do Plano Real e da estabilidade econômica que Fernado Henrique deixou. E navegou nela. Na herança bendita, tendo o cuidado de chamá-la de maldita. Mas se não fosse a organização do governo anterior - as privatizações, o saneamento das dívidas dos estados, a limpeza do sistema bancário, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a telefonia, a estabilidade monetária - se não fosse esta herança bendita, Lula teria dançado. E aí entra o que a Dora Crumler escreveu e que eu resumo a seguir:

"A maneira como o presidente quer ver as coisas, agora que se sente dono do jogo, poderá provocar um grave retrocesso do país e transformar os ganhos de vários anos democráticos em perdas de difícil recuperação. Se as crises que virão (de energia, agricultura, contas públicas e outros) não estourarem no segundo mandato, em 2010 Lula poderá entregar o governo ao sucessor jactando-se do sucesso de uma casa arrumada. Mas as consequências não vão tardar para o próximo presidente depois dele. Quando os problemas que Lula criou comecarem a aparecer na agricultra, no aumento dos precos e até na volta da inflacão, parecerá ao povo, que o presidente novo, seu sucessor, é quem os criou e que será o responsável. Vai parecer que Lula lhe entregou um país ótimo e que ele estragou tudo. Os números vão provar o contrário, mas a população não percebe nada. Assim, Lula poderá finalizar o seu segundo mandato com o lance mais espetacular de sua compretente gestão publicitária: Lula poderá ser elogiado pelo que não fez de bom e ser absolvido por tudo que fez de mau."


Este, caros amigos, creio ser o nosso maior problema: como fazer "Llula" virar Homo Sapiens.

José Raimundo de Lima Filho

2 comentários:

Anônimo disse...

Texto analitico

Anônimo disse...

Pois é zé, acho que lula já é até Homo sapiens sapiens, ja faz isso sabendo que o próximo vai pegar o pato e ele vai sair como ótima dona de casa, no caso o Brasil.
O digníssimo presidente na verdade é muito mala hahaha