sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Trocando em Miúdos


Acabaram as eleições para presidentes da Câmara e do Senado. Vi os números da eleição. Não gostei da repercussão, mas os números foram razoáveis. Poderiam ter sido melhores, é verdade. No Jornal da Globo de ontem, enfatizaram que a vitória petista foi por causa do PSDB (tudo no Brasil ocorre por causa do PSDB). Na eleição do Severino, o culpado, adivinha, foi o PSDB, agora na eleição de Chinaglia, o PSDB estava de novo lá. Os problemas do Brasil só existem porque foi o PSDB quem comandou a Nau de Cabral há quase 507 anos. O fato é que nem Cabral tem a ver com nosso subdesenvolvimento, nem o PSDB tem a ver com a eleição do petista. Na última eleição descobriu-se (lá vem termos cabralinos novamente) que foi o PT quem trouxe a estabilidade monetária, e quem impulsionou este país que estava quebrado em 1994. Tratarei disto em outro post.

No JN de hoje ou foi de ontem, saiu a mesma coisa (o PSDB elegeu o petralha, como diz o colega Reinaldo Azevedo. Na folha, o mesmo. Na uol, no terra, estado, enfim, muitos veículos de informação estão "manipulando" os números e fazendo suposições impossíveis de se provar.

Vamos aos fatos e números:

1o turno: 2o turno:

PT - 236 + 25 PT – 261

PC do B - 175 + 68 PC do B – 243

PSDB – 98 Não participou do 2o turno

O que não aconteceu...

Não aconteceu o ideal, ou seja, todos os eleitores da “terceira via” votarem em branco no 2o turno. Como em política isso não existe, e isto complicaria a eleição da mesa, já que há os interesses individuais, foi razoável o que aconteceu. No entanto, na prática o melhor seria que tivessem migrados mais votos para Aldo.

Não aconteceu o que a mídia quer tornar verdadeiro através da repetição: O PSDB ELEGEU CHINAGLIA. Isto decididamente não ocorreu como mostrarei daqui a pouco.

O que aconteceu

Um quarto dos eleitores de Fruet migrou para Chinaglia. Isto aconteceu. Penso que tenha sido muito - contudo um bom número, já que o PSDB tem 64 deputados, ou seja, 64 (número de tucanos)+25 (número de votos que Chinaglia subiu no 2º turno)=89. Como fruet teve 98 votos, significa dizer que não está confirmado que algum tucano tenha votado no petralha. Logo, não podemos afirmar que foram psdbistas os 25 votos de Chinaglia. Não há quem possa ter certeza disso. Ainda há as traições, migrações Aldo-Chinaglia, enfim, inúmeras hipóteses que comprovam que não é possível afirmar qualquer coisa a respeito de um tucano sequer ter votado em petista algum. Ou seja: O PSDB NÃO PODE SER CULPADO PELA ELEIÇÃO DE CHINAGLIA.

O desempenho da “Terceira via”

Fruet teve 98 votos. Bom número. O PFL podia ter mudado a história, não fosse seu apoio a Aldo, mas..., por outro lado..., o segundo turno foi mais apertado do que seria, caso Fruet participasse com Aldo ou com Chinaglia. Conclusão: a votação da Terceira via foi expressiva.

Será que teremos oposição agora?

Com o PFL confirmando a adesão ao bloco oposicionista, teremos cerca de 150 deputados. Pouco do ponto de vista comparativo ao governo, mas parece que aqueles, agora, estarão unidos num verdadeiro bloco de oposição. Antes se tinha mais deputados opositores e menos união, menos convergência de vontades, parece-me que o concerto oposicionista está começando a tocar mais afinado. Espero que não desafine! Isto foi o que restou de melhor nesta eleição, sem contar, claro, com a elevação do nível da eleição devido a Fruet, como disse Arnaldo Jabor.

A placa tectônica

Teve menos votos que o acertado. Ela compôs cerca de 273 deputados a favor de Chinaglia, caso eu não esteja enganado, e no 1º turno ele obteve 236 votos, além de no 2º ter atingido 261, com o empurrãozinho da terceira via.

A placa sofreu algum abalo sísmico, de pouca intensidade, mas sofreu. Com certeza está avariada. Pode continuar junta, mas está ferida. O desfecho só se dará com as votações.

Aldo declarou que o bloquinho dele terá uma postura de apoio ao governo, no entanto, maior independência. Sinalizou ao Planalto!! Vamos ver o que o PT vai dá para o comunista democrático voltar a ser capacho.

A tucanada

O PSDB perdeu apenas dois deputados neste começo de legislatura se eu num tiver enganado. Mostrou unidade na votação da eleição e parece estar com objetivo de fazer oposição. Vamos ver o que vai fazer.

Não se saiu bem o líder do PSDB na entrevista dada após as eleições, Pannunzio deu a entender que seu partido pode ter votado em Chinaglia, claro que a imprensa modificou muito o entendimento de sua fala, mas ele deu margem a isto. Foi ingênuo. Talvez ele tenha falhado na entrevista porque ele mesmo votou em Chinaglia. Foi, no mínimo, confusa sua declaração e dá espaço a vários entendimentos, onde só um é o verdadeiro, o resto é suposição da mídia para virar notícia. Não gostei da declaração. Ele não podia falar aquilo. Fruet declarou seu voto a Aldo e deixou aberto o voto dos psdbistas. Claro que é possível que algum tucano tenha votado no petista, mas para quê falar?

Hoje as manchetes caíram em cima disso. Tolice tucana de ser oposição "realista".

Para 2010, Velho político, jovem Collor entra na cena

Por fim, tivemos um fato curioso. Fernando Collor se aproximando de Lula! Collor teve sua marca na liberalização econômica e claro, na imaturidade corruptiva. Pela primeira se distancia de lula, sempre foram pólos opostos nisso, não que signifique muita coisa na política, mas é algo a ser observado. Pela segunda característica se aproxima de Lula, não pela imaturidade, mas pela corrupção de seus governos. Primeiro fato: disse que se Lula quiser que ele seja da base aliada, ele estará à disposicão. Falou isso há algum tempo. Segundo fato, advinha, mudou para o PTB. O PTB faz parte, na Câmara, da placa tectônica, aliada ao Planalto. Foi curiosa essa mudança. Collor é astuto. Caiu uma vez, sua imagem não é tão ruim assim. Para o povo, ele é melhor que FHC. Muitos ainda falam que votariam nele para presidente. Não sei. Lula não tem candidato para 2010 ainda. É ele - Lula mesmo - Ciro, Cabral do Rio, Wagner da Bahia ou Pimentel de Belo Horizonte. Collor se aproxima. Tem 57 anos. Mais estilo de estadista que seus possíveis concorrentes. É realmente difícil que o PT deixe de ter seu próprio candidato, contudo, Collor, agora é petebista, por que não certo dia acordar petista. Vai depender de muita coisa, claro. Se a imagem de Lula piorar ele pode virar pflista, ou, agora, pdista, sei lá, o que eu sei é que ele quer voltar a ser estadista. É senador, em 2010, caso lula não passe a emenda da re-reeleicao, seria o melhor posicionado, já que não teria desgaste de 4 anos de governo, que seria o caso de Wagner, e num perderia nada se candidatando a presidente, já que possuiria 4 anos de senador ainda a cumprir. Ele ainda pode se lançar presidente pelo próprio PTB ou PRB, por que não?

Portanto, temos uma peça no xadrez que acabou de se mexer. Foi pelo flanco, e deu a abertura de seu jogo. O rumo de Collor é antigo, estava pouco claro e tímido ainda, mas com esta última movimentação denunciou-se. Sua legislatura terá foco. Por isso tudo, peça nova no xadrez político brasileiro, ou melhor, peca velha, porém, voltando a se movimentar.

O Senado

Foi bom Agripino ter se candidatado a presidente do senado. Renan se reelegeu, é verdade, com folga, também é verdade, contudo, teve menos votos do que esperava no início.

Agipino teve 28 votos. Dizia que contava com voto do PT. Se estes votaram nele, gente do PSDB e PFL traiu. Isso não é bom - 3/5 de 81=48,6, ou seja, no Senado, temos (a oposição) menos opositores assumidos que na Casa Baixa. Perigoso. Muito.

Resultado

A mídia continua cega ou é petralha, ou seja, é petralha, pois se é cega é porque é petralha. Não tem como fugir.

O PSDB se saiu bem na Câmara, mas está falhando no seu marketing partidário junto à sociedade. Continua deixando a mídia colocar palavras e rótulos nele.

O PT continua culpando o PSDB através da mídia. Até a vitória de Arlindo foi culpa do Fruet e de seus partidários, quando isto não se pode comprovar matematicamente como mencionamos acima.

O PFL errou na sua composição com o comunista democrático, mas deu certo a errada, pois não fortaleceu ainda mais o PT e seus aliados. Já que continuaram divididos até o final (2º turno). Se o pfl tivesse votado com Fruet, o governo teria se unido novamente e saído disso tudo mais forte, o que não ocorreu.

Aldo perdeu. Foi apertado. Saiu com cabeça erguida. Sinalizou ao planalto. Aldo deve está dizendo agora. "Deus, obrigado pelo PFL".

Fruet uniu a oposição. Uniu o PSDB. Mostrou que há oposição na Câmara. Antes, nem isso eu pensava que existia. Foi uma candidatura vitoriosa. Forçou os governistas a mudarem de postura e serem mais sérios e menos politiquinhos de interior.

Resultado para o povo

Tudo isso passou sem que percebessem;

No final, quem ganhou foi o PT. Para o povo: "Agora sim, estamos em boas mãos";

O PSDB é sem vergonha e elegeu Arlindo Chinaglia.

Jose Raimundo de Lima Filho

Nenhum comentário: