sábado, 18 de agosto de 2007

CANSEI - Algumas considerações

O Movimento Cívico pelos Direitos dos Brasileiros, CANSEI, tem dado provas, ainda que muito timidamente, de que começa a haver alguma reação por parte daqueles que julgam que as coisas não andam muito ebm em nosso país.
Talvez agora, com a presença de algumas celebridades nas fileiras do Movimento, mais pessoas tomem a coragem de se mobilizar e de demonstrar a sua insatisfação com o atual estado das coisas no Brasil.
Um dos principais problemas do Movimento é ainda a desrganização e a falta de adesão, não que haja uma maioria esmagadora que discorda das razões do movimento, mas pelo fato de que nós, brasileiros, somos mesmo um povo acomodado e conformado, que está sempre a espera de que alguém tome a iniciativa.
Logicamente, declarações infelizes como as do presidente da Philips do Brasil, Paulo Zotollo, tendem a piorar as coisas, uma vez que, tudo o que dissermos poderá e será usado contra nós!!! Aliás, uma especialidade do PT, da CUT, do MST é exatamente fazer uso da palavra alheia segundo o contesto que lhes interessa.
O sentimento que perpassa grande parte da sociedade brasileira é apenas um: nós queremos nos sentir governados, queremos que alguém tome as rédeas da situação, mostre rumos para esse país, determine diretrizes e deixe as coisas acontecerem.
A tríade distribuição de cargos, viagens internacionais (antes tão criticadas, lembram?) e oba-oba em Brasília não tem dado certo, e nunca dará. Nosso pobre país continuará ficando para trás em todos os rankings que medem qualidade de vida e desenvolvimento econômico.
É muito, muito fácil comprar popularidade. Com tantas bolsas por aí (daqui a pouco teremos até "bolsa de oncinha"), e com a velha mania brasileira de "mamar" do estado, muitos continuarão a aprovar esse governo e mesmo a votar no apedeuta (o que, por enquanto, não será possível). Talvez não por aprovar o governo, mas por medo de perder essa grande ajuda financeira que está aí a mudar a distribuição de renda no país.
Afinal de contas, sejamos honestos: não há mais crianças no sinal a vender balas e fazer malabarismos, a violência tem diminuido de forma vertiginosa, nossas estradas estão boas como nunca, nossos aeroportos são seguros, nossas escolas hoje educam de verdade, não há mais filas em hospitais, o desmatamento da Amazônia diminuiu, nosso PIB cresce tanto quanto o PIB da China e da Índia e, nunca, nunca antes na história desse país, houve uma gestão tão prfissional como esta.

Nenhum comentário: