quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Chavez: Um Déspota Obscurecido

Na segunda metade do século XVIII, alguns líderes, para não abrir mão do poder centralizado, passaram a adotar uma postura algo menos tirânica que o habitual. Ou seja, concederam um pouco para não perder tudo. O despotismo esclarecido teve seu apogeu sob Frederico II e Catarina II. Estes concederam alguns fios de cabelo, para manter as cabeças sobre os pescoços.

Quase trezentos anos depois, surge na América Latina, - e nem poderia ser mesmo em outro lugar - o déspota obscurecido. Essa forma de governo que surgiu sob a farsa de "socialismo", logo se espalhou pelo terreno fértil do subcontinente e após sua estréia venezuelana, encontra-se ativo e operante na Bolívia e no Equador. Tal figura sinistra costuma recorrer aos mesmos e surrados artifícios que seus antecessores ditadores. A novidade fica por conta do mecanismo de minar a democracia lenta e progressivamente.

Um bom déspota obscurecido quer perpetuar-se no poder; quer a justiça submissa; deseja e atua para que a imprensa seja amordaçada; tenta a todo custo acabar com as liberdades individuais e a propriedade privada; o obscurecido quer um congresso com cabeça de lagartixa. Mas o obscurecido quer tudo isso com o apoio das massas. O povo não é o fim pelo qual esbravejam. O povo é a chave que abre o caminho para essa nova forma de governo que também poderia ser chamada "ditadura auto-imposta."

Na cabeça dos tolos, se o povo quer ser dominado e decide isso em referendo, então isso é democracia. Acho que nunca ouviram falar de totalitarismo. Quanta cegueira!

Apenas 2 dias depois de ter levado a sapatada venezuelana, o bufão já está falando em novo referendo! Vejam bem: 2 dias, apenas. Mas o bravo já avisou que vai tentar novamente e que a vitória do povo foi uma "vitória de mierda".

Para os que defendem os plebiscitos, eu deixo uma pergunta singela: caso o obscurecido tivesse instaurado sua nova constituição, quantos anos passariam para se falar novamente em referendo? Como perdeu, bastaram-se quarenta e oito horas. Se perder de novo, faz-se um terceiro referendo, um quarto, até que o resultado seja o que lhe agrada. Aí, não se fala mais nisso.

Sinceramente, eu gostava mais dos antigões. Esses, pelo menos, tinham mais cara de macho. Botavam logo a farda verde e levavam os opositores pro cadafalso. O déspota obscurecido não passa de um ditadorzinho enrustido. Um farsante. Fica querendo demonstrar uma pseudo-democracia para inglês ver. O obscurecido é, no fundo, um tremendo covarde.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com tudo que vc escreveu... [rs]
Dessa vez, acho q o "Rei" vai ficar com inveja.