sábado, 1 de setembro de 2007

A PIADA DO DIA

Lula diz que PT é o mais ético e defende debate sobre candidato em 2010

THIAGO FARIAColaboração para a Folha Online

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, em discurso no 3º Congresso do PT, em São Paulo, que o PT é o mais ético de todos os partidos e que a legenda deve aprofundar o debate sobre uma candidatura própria em 2010. "'Ninguém tem mais ética e moral do que o PT", declarou com dedo em riste, sendo aplaudido pelos militantes.
Pouco antes, o presidente falou que houve "erros", e também relembrou que previu sua vitória nas urnas na eleição do ano passado. "É verdade que podemos ter cometido erros e os erros cometidos estão sendo apurados como precisam ser apurados, mas ninguém nesse país tem mais autoridade moral, ética e política que o nosso partido."
Na última terça-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra os 40 envolvidos com o escândalo do mensalão. A Corte aceitou denúncia contra todos os acusados.
Entre os réus no processo estão os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e Anderson Adauto (Transportes), o empresário Marcos Valério e os deputados José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP).
Em mensagem aos integrantes do partido, o presidente afirmou que nas investigações do mensalão "aqueles que forem comprovados [culpados] pagarão" e pediu aos militantes que sejam mais próximos do governo, mas moderados nas críticas.
"Mudamos a direção do PT, porque a realidade mudou, mas mudamos sem mudar de lado", afirmou Lula, muito aplaudido pelos militantes do partido.
Lula participou hoje do segundo dia do congresso do PT. Pela previsão inicial, o presidente participaria da abertura do evento, realizada ontem à noite. Mas ele acabou adiando para hoje seu pronunciamento para dirigentes e militantes petistas.

2010

O presidente afirmou que a prioridade para as eleições em 2010 é que o candidato seja "alinhado com o projeto" do governo. Para ele, é "necessário que o partido aprofunde o debate" sobre uma candidatura própria.
Com a fala, o presidente não descartou a possibilidade de apoiar uma candidatura da base aliada. No entanto, na opinião de alguns petistas, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o PT deve ter candidato próprio.
Ontem, sem Lula, o PT antecipou a discussão de temas importantes, como a sucessão presidencial de 2010. Correntes do partido defendem que o PT tenha um candidato próprio na eleição de 2010. O debate dessa proposta contraria os interesses do Planalto.

Realizações

Em seu pronunciamento, Lula ainda ressaltou as realizações de sua gestão, como investimentos em educação e o programa de reforma agrária.
O presidente também destacou os aportes de R$ 504 bilhões previstos para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) até 2010, mas afirmou que as prioridades de seu governo não são as "obras", mas "colocar comida na boca do povo".
Lula disse ainda que se entristece com a "falta de compreensão" da classe média do país, que, na opinião dele, acaba recebendo mais do governo do que os "pobres". "Em isenções fiscais nas escolas, nos convênios", exemplificou."

Como se diz aqui no Nordeste, "é danado mesmo".
Não comentarei a história de o pt (de minúscula mesmo, não me enganei), é o partido mais ético que existe, não existem partido éticos nesse país.
Agora, meus amigos, não se trata de nenhuma novidade que a prioridade do molusco é mesmo a mais sórdida compra direta de votos, como "nunca antes na história desse país".
Não parece óbvio que o retorno para a sociedade é maior com o pagamento das inúmeras bolsas do governo do que com o empreendimento em obras, como estradas, escolas, hospitais e segurança pública?
Acho que nosso PIB vai disparar, é bem fácil até que superemos a China.
Na base do é dando que se recebe, Lula criou o mensalão dos pobres.

Nenhum comentário: