terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pesadelo

Meus Prezados,

Pedindo perdão pela constante ausência, fruto dos inúmeros compromissos profisssionais que tenho assumido, volto para comentar a atual campanha eleitoral.

Estamos assistindo a personificação de um mito. Com todos os ônus conteplados por isso.

Com suas taxas de popularidade cada vez mais em alta, Lula tem posado nesses últimos dias de senhor do universo, querendo impor suas vontades, mais especificamente a de ver sua pupila Dilma Roussef, eleita.

Para tanto, desfaz de atos ilegais praticados por partidários seus e pior, servidores públicos, que não deveriam estar a serviço de um governo, mas do Estado brasileiro.

Com deboche, o presidente ataca seus adversários e tenta minimizar atitudes extreamente graves, como as violações de sigilo fiscal de membros do PSDB.

Sabemos que Lula esteve o tempo todo muito deslumbrado com a presidência, se comportantando como os emergentes da classe média se comportavam há alguns anos, e achando que efetivamente, "é o cara".

Sua popularidade nos parece incontestável, e até um antilulista convicto como eu reconhece alguns avanços de seu governo, graças a herança bendita deixada pelo governo anterior e por uma conjuntura mundial que muito o ajudou no primeiro mandato.

Mas ele tenta negar o passado, quer fazer crer que o Brasil era uma desgraça absoluta e que tudo melhorou e está maravilhoso após sua gestão, afinal quem não conhece o bordão: "nunca antes na história desse país..."

Aliás, bordão é mesmo coisa de humorista, mas Lula não se contenta em ter o povo como seu público, tenta nos fazer, a todos, de palhaços.

Esquece ele que, fora de cena, será Dilma, se eleita, que irá governar. Como alguém que sequer consegue formular uma frase que faça sentido poderá assumir os destinos de um país? Como essa senhora irá lidar com a fome de poder do PT, entranhadíssimo na máquina estatal, e com o já famoso desejo peemedebista por cargos? Em quanto tempo estará ela com a popularidade em baixa?

Será, realmente, que este produto da birra presidencial e dos marqueteiros de plantão poderá ter a capacidade para agir politicamente de forma a fazer o Brasil avançar? Será que nossa liberdade será cada vez mais cerceada e que a nossa confiança nas poucas instituições respeitáveis do Brasil, como a Polícia Federal e a Receita vai se esvair?

Não sei onde poderemos chegar, mas espero que esse pesadelo acabe antes que o Brasil esteja acabado.

Nenhum comentário: