quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Lula Confirma Sua Idolatria Por Chavez

Esse governo não tem fundo do poço. Petista que se preze, sempre cava um pouco mais. Assim se portou nosso presidente na tarde de ontem. Inquerido sobre o comportamento do ditador venezuelano, Lula foi de uma clareza assutadora:"Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventem uma coisa para criticar. Agora, por falta de democracia na Venezuela, não é."

É, amigos. Nosso professor de democracia considera que governar por decreto, reeleição perpétua, quebra de sigilo eleitoral, demissão de juízes, desrespeito à propriedade privada, fechamento de órgão da imprensa e tantas outras sandices cometidas pelo bufão venezuelano são perfeitamente democráticas. Mas não é mesmo de assustar. Eles são adoradores de Fidel Castro - aquele que manda os adversários para o paredón. Chavez tinha mesmo que ser ídolo dessa gente.

O problema é que a fala do imperador esconde algo ainda mais nefasto para nós: quando questionado sobre terceiro mandato, Luís XIII tem dito aos quatro cantos que "não se brinca com a democracia". Pois é. Para ele, nem o ditador da Venezuela está brincando com a democracia. Portanto, amigos, a fala de Lula é uma confissão. Terceiro mandato, quarto mandato, quinto, milésimo mandato, tudo isso é democrático, pois na cabeça do cínico, a Venezuela é uma democracia perfeita, já que algumas coisas são decididas por referendo.

Não é. Democracia é antes de tudo, o respeito pelas instituições. Chavez não respeita o congresso, não respeita a justiça, não respeita a propriedade privada e não respeita a imprensa. Vou ser mais claro: mesmo que a maioria absoluta do povo autorize o desrespeito a estas instituições, nunca se fará um regime democrático desta forma, mas sim, um regime totalitário. A voz do povo nem sempre é a voz de Deus. Foi o povo que mandou Jesus para a cruz. É por isso que existem instituições.

Prova do que eu afirmo é a seguinte: Lula e sua corte planejam um plebiscito sobre terceiro mandato, mas por que não passa pela cabeça destes valentes um plebiscito sobre a CPMF? Por que não consultam a população sobre diminuição da maioridade penal? Por que não questionam sobre pena de morte para crimes hediondos? A resposta é simples: eles não se lixam para a vontade do povo, só querem utilizá-lo para para seu próprio interesse. Querem a legitimação. O povo para eles não é fim. O povo é apenas o meio.

A boa democracia deve permitir o debate sobre todos os assuntos, mas não pode permitir a menor discussão sobre a existência ou não dos seus pilares: o congresso, a justiça, a liberdade de imprensa, a propriedade privada e a alternância de poder.

Tá muito difíclil, Lula? Ou quer que eu desenhe?


Nenhum comentário: